PT  |   EN
INICIO   |   BORDADO DOS AÇORES   |   FASES DE PRODUÇÃO   |   PRODUTOS   |   SERVIÇOS   |   CONTATOS

História

HISTÓRIA DO BORDADO DOS AÇORES

A localização geográfica do arquipélago dos Açores situado no meio do Oceano Atlântico, propiciou desde a sua descoberta muito provavelmente no século XV, uma relação de dependência com Portugal Continental mas também com outras populações provenientes do Norte da Europa que aqui se estabeleceram ao longo do tempo.

A origem vulcânica dos Açores marcou não só a sua paisagem e geografia humana como o carácter dos Açorianos e a sua religiosidade. Absorvendo e sedimentando o sentido da sua identidade cultural que está vincada no culto ao Espírito Santo. A exaltante dominância destes cultos deu lugar a organização de festas religiosas, em torno destes rituais teceram-se as mais interessantes manifestações estéticas dos Açores em que o Bordado ocupa um lugar de relevo, podemos dizer que a partir de meados do Sec. XVIII surge como uma indústria artesanal.

A partir do Século XIX, a profusão ornamental ganha mais fôlego parecendo que a Belle Époque constituiu um dos primeiros períodos áureos para a manufactura do Bordado dos Açores, deverá ter então ocorrido o aparecimento de bordadeiras que recebiam encomendas e ou trabalhavam nas casas de senhores abastados, pois a procura destes esmeros decorativos excedia a capacidade produtiva caseira.

 

A roupa era tradicionalmente branca ou crua pois veiculava a higiene, a limpeza, a dignidade e a serenidade, valores essenciais ao acto de dormir e a apresentação da mesa nos seus múltiplos derivados.

 

No início do Sec. XX apareceram as primeiras fábricas de bordados manuais que ficariam conhecidas nas ilhas como a Casa dos Bordados, o aparecimento destas fábricas artesanais deveu-se à enorme procura do exterior em mercados como o Inglês, Americano e Francês.

Em 1998 e por uma portaria emanada do Governo Regional através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato criou-se a “Marca coletiva de origem”, que veio certificar a qualidade e origem do “Bordado dos Açores”.

 

Em resumo, podemos dizer que na região existem alguns milhares de Bordadeiras que se ocupam desta actividade como complemento do rendimento familiar. Os Bordados dos Açores reconhecidos na sua beleza e perfeição constituem uma ilustração múltipla da nossa especificidade cultural e artística.

 

Esta pequena introdução é uma forma de homenagearmos todos aqueles que ao longo de várias gerações fizeram com que esta arte ainda hoje seja reconhecida pelo seu valor e qualidade!

 

PRODUTOS
AVENTAIS GARRAFA
BABETES CRIANÇA
BORDADOS DE NATAL
CENTROS MESA
GUARDANAPOS
INDIVIDUAL C/ GUARDANAPO
LENÇOL BEBÉ
LENÇOS DE SENHORA
PANOS CESTO DO PÃO
PANOS TABULEIRO
REDONDOS
TOALHAS BATISMO
TOALHAS DE CHÁ
TOALHAS DE MÃO
TOALHAS DE MESA