Fases de Produção
FABRICO DO BORDADO DOS AÇORES

O Bordado dos Açores é conhecido pela combinação de pontos empregues sobre tecido (ilhós, richelieu, matiz, caseado, granito, ponto-pé-de-flor, ponto sombra, etc), para este bordado recortado é imprescindível uma trama bem fechada como é o linho, algodão ou cambraia, a nossa Empresa tem um cuidado muito importante no sentido de trabalhar só com tecidos 100% naturais e da maior qualidade e durabilidade.
O desenho é caracterizado por elementos florais, geométricos e figurativos, a nossa empresa utiliza o emprego de técnicas artesanais em todas as fases de produção e os produtos são sujeitos a um controle de qualidade pelo que possuímos os dísticos de “Unidade produtiva artesanal reconhecida” e “Certificado de Origem e Qualidade”.

O DESENHO consiste em esboçar no papel vegetal o desenho do bordado seguindo técnicas, padrões e formas específicas, de forma a ser possível executar o Bordado.
PICOTAR CHAPAS MATRIZES este processo é o que permite passar o desenho do bordado para o Linho e consiste em picotar o desenho novamente em papel vegetal com furos contínuos e muito pequenos por forma a criar as Chapas Matrizes.

ESTAMPAR O LINHO com a Matriz conseguida a partir do desenho original, podemos então estampar o Linho com os diversos desenhos, geralmente a azul.

BORDAR o tecido previamente estampado está pronto para ser bordado, é então distribuído às Sras Bordadeiras que utilizam uma agulha e linha de bordar para dar forma ao bordado com a sua experiência perícia e arte! (Por vezes é utilizado um furador para efetuar o tradicional ponto de ilhós). Esta é a fase mais morosa do processo de fabrico podendo uma peça levar meses a ser executada dependendo do tamanho e desenho da mesma.

ACABAMENTOS o linho bordado dá entrada na “Casa dos Bordados” para ser transformado no produto final. Primeiro é lavado para tirar o risco azul do estampado, depois é esticado e engomado para ser recortado, esta fase é muito importante pois as mãos que o recortam tem de ter a firmeza e a destreza para separar as aparas de linho do bordado à tangente sem o danificar!
O bordado dos Açores é então submetido a um último controlo de qualidade e está pronto para levar o selo de Certificação de Origem e Qualidade.
INFORMAÇÃO AMBIENTAL
Os nossos produtos são todos executados com matérias-primas biodegradáveis (linhos e algodão). Dado a todas as fases de produção serem artesanais, o nosso consumo de energia e de resíduos é muito reduzido.
|